COBERTURA POLÍTICA É TEMA DO 2º. DIA DO AQUECIMENTO MARKETING POLÍTICO

30 maio

WhatsApp Image 2019-05-30 at 01.40.49

A segunda noite do evento Aquecimento Marketing Político, que ocorreu nesta quarta (29), na Sede da Unicorp, em João Pessoa, contou com as participações dos jornalistas políticos Laerte Cerqueira (TV Cabo Branco-GLOBO PB) e Hermes de Luna (TV Correio – RECORD PB), que falaram sobre as técnicas e bastidores da cobertura política.

O momento foi aberto por Cerqueira, que destacou a importância de possibilitar a polissemia na cobertura. “Busco extrair o melhor dos lados contemplados em uma cobertura. Não basta apenas colocar os dois lados, penso que é necessário extrair o melhor de ambos. Também procuro não tomar posição. Nada contra quem pratica esse jornalismo. Mas é uma escolha minha contemplar essa pluraridade”, refletiu Laerte. Como exemplo, o jornalista e editor da TV Cabo Branco citou os textos que produziu por ocasião do processo que culminou no afastamento da ex-presidente Dilma Roussef. “Havia uma parcela significativa que encarava o fato como impeachment; já outra como golpe. Eu reproduzi exatamente essa visões e assim, possíveis tensões e pressões de um lado ou outro, foram minimizadas”, explicou Laerte.

WhatsApp Image 2019-05-30 at 01.40.50

Já Hermes de Luna trouxe dados importantes sobre o crescimento do acesso ao conteúdo jornalistíco via smartphones, relembrou fatos importante de sua biografia jornalística, como a ocasião em que providencialmente estava em Brasília, quando o governador da Paraíba sofreu um AVC – o que possibilitou uma cobertura jornalística praticamente exclusiva efetuada por ele, e também no emblemático episódio envolvendo o atual senador José Maranhão e Ronaldo Cunha Lima, no Clube Campestre, em Campina Grande (PB), na década de 90 do século XX, ambos ainda no atual MDB.  “Foi um bom relacionamento com as fontes que me possibilitou o acesso, por exemplo, ao hospital onde o ex-governador estava internado. Entendo que manter uma relação que não pode ser confundida com assessoria ou amizade pessoal confere mais credibilidade, tanto para o político, ou personalidade que é fonte, como para o público que acompanha o trabalho jornalístico”, analisou Hermes.

Workshop – O evento Aquecimento Marketing Político é uma promoção da Pós-graduação em Comunicação e Marketing Político na Unicorp, e “objetiva proporcionar aos alunos de graduação e de pós, da Unicorp e ou de outras instituições de Ensino Superior, profissionais de comunicação, autoridades, docentes e população de um modo geral, um workshop voltado à discussão dos temas Media Training, Cobertura Política e Novos Produtos em Comunicação Política, a partir de exposições realizadas por profissionais e docentes da área”.

Segundo a jornalista Julliana Veloso, coordenadora da Pós-Graduação em Marketing Político e Comunicação da Unicorp, o evento pode estabelecer um “contato direto dos estudantes e professores da universidade com profissionais já consagrados no mercado de comunicação, e que vêm atuando com as novas mídias digitais, atingindo um público considerável”.

A programação segue até quinta (30), com a palestra do assessor Gil Lucena sobre Media Training. Os participantes inscritos e credenciados receberão certificado de partipação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: